Moda sustentável, também conhecida como eco fashion, é um conceito definido por metodologias e processos de produção que não são prejudiciais ao meio ambiente. Isto é, a criação de roupas e acessórios sem prejudicar o ecossistema que existe ao redor da cadeia de produção deste item. Este conceito se aplica a toda a cadeia de produção de um tecido e, em seguida, na cadeia de produção de uma peça de roupa. Em um terceiro plano, toda a cadeia de distribuição destas roupas acabadas também tem de ser avaliada, até mesmo após o consumo, levando em conta o descarte futuro da peça.
A moda sustentável engloba práticas menos poluentes e que minimizam o impacto ambiental ao longo da cadeia produtiva (como uso de tecidos ecológicos ou reaproveitamento de materiais na fabricação de roupas, por exemplo) e de consumo (como práticas de reúso, trocas, consertos etc.). As práticas mais comumente associadas à moda sustentável são:
Fabricação com fibras orgânicas, algumas vezes certificadas por organizações internacionais como GOTS ou USDA
Algodão 100%
Fabricação com tecidos mais eco-friendly, como linho ou bambu (que precisam de menos produtos químicos e/ou água para crescer)
Corantes de origem natural
Uso de tecidos descartados
Upcycling de materiais usados
Produção com tecidos reciclados
Uso de colas menos tóxicas
Roupas feitas para terem um longo ciclo de uso
O ALGODÃO 100%
Você já pensou de onde o algodão vem e porque a gente gosta tanto dele? Além de leve e confortável, o algodão é natural – diferente de outros tecidos, como a lã, por exemplo, o algodão não é originado de animais. Sendo assim, além de uma produção mais limpa, o seu descarte também é mais sustentável, já que é um material orgânico que demora apenas cerca de três meses para ser completamente decomposto.
Nossos pijamas são confeccionados com Algodão 100% e garantimos a melhor qualidade tanto para nossos clientes quanto para o meio ambiente.
O CONSUMO CONSCIENTE
A produção local mais que a global
A Duran Loungewear prioriza a produção local. Ao comprar um item produzido localmente, você incentiva o desenvolvimento da economia do lugar de origem, além de contribuir para a diminuição de emissões de gás carbônico das longas viagens que os produtos fazem para chegar até o consumidor. Outra contribuição que esse caminho traz é a possibilidade de se conhecer melhor o produtor e entender de onde vêm as coisas e para onde elas vão após o uso – a cadeia de produção. Quanto mais a produção local for incentivada pela demanda do consumidor, mais produtos com essas características tendem a surgir.
Comments