top of page

BLUE ZONES: Os lugares onde as pessoas vivem mais


 

São diferentes regiões espalhadas pelo mundo onde as pessoas têm uma maior longevidade e melhor qualidade de vida. Nesses lugares, apesar de serem regiões e terem culturas diferentes, muitos têm uma vida além dos 100 anos com muita saúde, felicidade e longe de doenças tão presentes no nosso cenário atual. São lugares onde o estilo de vida é extraordinário e pessoas de mais de 105 anos parecem ter 70. Suas populações apresentam pontos em comum, incluindo uma dieta muito próxima do modelo mediterrâneo, atividade física diária e uma atitude positiva em relação à vida.


Essas regiões surgiram e receberam esse nome após anos de estudos, realizados desde 2004, em locais onde há uma forte relação entre a longevidade e a baixa incidência de doenças crônicas. O conceito começou a ser desenvolvido pelos estudiosos Gianni Pes e Michel Poulain, que descobriram que a província de Nuoro na Sardenha, na Itália, era uma área com alta concentração de centenários. Porém, tomou força e repercussão quando o repórter Dan Buettner reuniu uma equipe de pesquisadores – médicos, antropólogos, demógrafos e epidemiologistas – e lançou um projeto para identificar as áreas do mundo onde a longevidade é maior e estudar suas características. Com o tempo, outras quatro Blue Zones surgiram: a ilha de Ikaria na Grécia, Okinawa no Japão, a península de Nicoya na Costa Rica e a aldeia de Loma Linda, no sul da Califórnia.


Na busca do caminho da longevidade, diversas informações foram colhidas, catalogadas e comparadas. Então, encontraram 9 fatores comuns à essas regiões sobre como podemos viver mais, melhor, com mais saúde, felicidade e paz:


Mova-se naturalmente - vivem em ambientes que naturalmente estimulam o movimento.

“O propósito da vida” - Possuem um propósito em suas vidas – um “plano de vida”, ou seja, “o motivo que os fazem acordar pela manhã”.

Desacelerar - Tiram minutos do seu dia para relaxar, descansar a mente, dormir, se concentrar nas refeições e se conectar com algo maior que acreditam no universo.

Não há excessos alimentares - Evitam consumir quantidades excessiva de alimentos durante as refeições, principalmente, à noite.

Alimentação Plant-based - composta por alimentos vegetais íntegros: frutas, vegetais, cereais, leguminosas, tofu, oleaginosas e sementes.

Vinho - bebem vinho de forma moderada e regular, cerca de 1 a 2 taças ao dia cercados de amigos e/ou alimentos saudáveis.

Religiosidade - participam mais ou menos ativamente de atividades ligadas a suas crenças.

Entes amados em primeiro lugar - colocam suas famílias em primeiro lugar. Isso significa manter os parentes mais idosos por perto.

“Tribo certa” - meios sociais que seguem e apoiam comportamentos e hábitos saudáveis.


 


Não precisamos morar nesses locais para termos uma maior longevidade. Basta seguir esses passos e ir em busca de uma vida melhor, mais longa e muito mais saudável!


 

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page